domingo, 10 de março de 2013

Salsa - saúde alternativa. Plantas que ajudam a curar





Salsa. Saúde alternativa. 
Plantas que ajudam a curar.


A salsa é riquíssjma e a cenoura leva a fama
Uma amiga nossa, a educadora , conta que o avô, aos 80 anos, lia sem óculos e atribuía isso aos emplastros de salsa sobre os olhos durante a sesta. A cenoura, mais citada fonte de vitamina A, tem 14.500 U.I. (unidades internacionais) por 100 gramas; e a salsa, 70.000!

A falta da “vitamina da beleza” provoca cegueira noturna; ela faz bem à pele, aos dentes e cabelos. A salsa também é rica em vitaminas: C (sangue, pele, dentes; antioxidante, anti-infecciosa); Bi (sistema nervoso); B2 (crescimento; sangue, fígado, coração); B5 (forma anticorpos, regula o açúcar, ajuda a absorver vitaminas e proteínas); tem cálcio (ossos, dentes, tecidos, sangue), potássio (células, músculos), fósforo (nervos, ossos, dentes, músculos) e ferro (sangue).

Combate pedra nos rins; afina o sangue, prevenindo doenças do coração; purifica o hálito.
O chá da raiz combate cistite. Há quem rejeite verduras. Mas quem não aprecia bolinho de arroz, purê, omelete, farofa, patê? Use salsa em tudo — de preferência, crua. A saúde dirá. (2)


 Petrosdinum sativum, família das umbelíferas.

Sinônimos: salsa-de-cheiro, salsa-das-hortas, cheiro verde, salsa-cultivada, salsinha, cheiro-verde.

As folhas contêm cerca de;
 86% de água, 3,2% de proteínas e 8,5% de hidratos de carbono;
 são muito ricas em minerais (cálcio, fósforo, ferro, magnésio) e vitaminas A, C, E e do complexo B.

Benefícios e precauções
O sumo da salsa fresca é rico em vitaminas e a sua celulose ajuda o movimento intestinal,cada 200gramas de salsa contem 6.000 unidades de vitamina B e 200 mg de vitamina C. Além de seu largo uso decorativo, a salsinha provê vários benefícios a saúde. É uma boa fonte de antioxidantes (especialmente Luteolina),ácido fólico,vitamina C  e vitamina A. Dos benefícios à saúde declarados estão: propriedades anti-inflamatórias e melhora no sistema imune.
Entretanto, a salsinha não deve ser consumida em excesso por mulheres grávidas. É seguro em quantidades normais de alimento mas, em grandes quantidades pode ter efeito indutor de parto.


A raiz, aperitiva, é utilizada como legume. As sementes devem ser coletadas quando maduras e dessecadas ao Sol. As raízes e folha devem ser consumidas frescas.

Sob o aspeto nutricional a salsa é um vegetal muito rico em nutrientes, embora seu valor seja limitado pelo consumo de quantidades habitualmente muito pequenas.

Em medicina doméstica, as aplicações da salsa são numerosas e muito versáteis:

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Na medicina tradicional é considerada Diurética, Emenagoga, Carminativa, Expectorante, Emoliente, diurética, emenagoga, sedativa, emoliente e antiparasitária, Antitérmica, Eupéptica, Vitaminizante, Aperiente, Antiinflamatória. Sendo empregada casos de bronquite crônica, asma brônquica, dispepsia (digestão difícil).


  É também amplamente empregada na medicina tradicional em todo o mundo, para a qual são utilizadas todas as suas partes.  Suas raízes e sementes (frutos)  são indicados para uso interno nos casos de problemas menstruais, cistite, edemas, pedras nos rins, prostatite, cólicas, indigestão, anorexia, anemia, artrites e reumatismo.

 Embora não existam dados científicos que comprovem as propriedades que lhe são atribuídas, há um grande número de receitas usadas popularmente.  

INDICAÇÕES
FOLHAS
— Febres intermitentes. Uso interno: suco, 1 colher das de sopa três a quatro vezes ao dia.

 — Contra icterícia proveniente do fígado. Uso  interno: ferver folhas de salsa durante 2 minutos em um litro de água, juntamente com 60 g de raízes e mais 30 g de raízes de chicória. Deixar amornar antes de filtrar e tomar 3 xícaras por dia.

— Bronquite asmática, laringite crônica.
 Uso interno: suco adoçado com mel, ½ em jejum.

— Equimoses. Uso externo: suco, sob a forma de compressa, aplicada três vezes ao dia ou mais.

— Disenteria. Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.

— Inflamação e edema de pálpebras. Uso externo: sob a forma de cataplasma fria, aplicada várias vezes ao dia.

— Hemorragias nasais. Uso externo: introduzir folhas trituradas nas narinas.

— Hemorragias de úlceras e feridas, picadas de insetos, nevralgias.
Uso externo: sob a forma de cataplasma, aplicada três a quatro vezes ao dia.

— Abscessos; chagas; feridas; úlceras; picadas de insetos. Uso externo: em um pilão, coloque 3 colheres (sopa) de folhas e hastes frescas bem picadas e adicione 1 colher (chá) de mel. Amasse bem até formar uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique, em forma de cataplasma, sobre o local afetado, renovando a aplicação, 2 a 3 vezes ao dia.

Pasta para melhorar o apetite. Uso interno:  em um liquidificador, coloque 2 maços de folhas e hastes frescas de salsa, bem picadas, 1 cebola picada e 1 colher (chá) de vinagre. Bata bem, até engasgar. Adicione 1 colher (sopa) de óleo dc cozinha. Bata novamente até engasgar. Adicione sal à gosto. Espalhe sobre fatias de pão integral e coma antes das principais refeições.

RAÍZES


— Gases intestinais. Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.

— Nefrite, cistite. Uso interno: chá por infusão, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.

— Anasarca, hidropisia, edemas de membros inferiores.
Uso interno: chá por decocção (de 30 a 100g para 1 litro de água), 1/2 xícara de 4 em 4 horas.

— Diurético (eliminador cálculos, de uréia); inchaços (edemas);cálculos urinários; gota; reumatismos. Uso interno:   em 1 xícara (chá) coloque 1 colher (chá) de raízes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) dc manhã, em jejum, e outra à tarde.

SEMENTES
— Atonia gástrica, nevralgias em geral.
Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três vezes ao dia.

— Como diurético. Uso interno: colocar 30 g de sementes de salsa em 200 ml de água fervente e, após 10 minutos, beber metade do líquido, filtrado; a outra metade deve ser bebida após 3 horas.

— Para baixar a pressão arterial. Uso interno: deve-se usar infusão preparada com 30 g das sementes em 200 ml de água fervente. Bebe-se morna.

— Regularizador do fluxo menstrual. Uso Interno: coloque 2 colheres (chá) de frutos-sementes em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice, 2 vezes ao dia, de preferência, 10 dias antes do início da menstruação.

D. HABITAT/CULTIVO.
 Natural da Europa e trazida para o Brasil no início da colonização. Presta-se ao cultivo em vasos e adapta-se bem a terreno areno-argiloso, ricos em matéria orgânica e fracamente ácidos. Preferencialmente cresce em climas temperados e frios. Associa-se bem com o tomate e com o aspargo. Erva bianual, originária da Europa e muito cultivada entre nós como condimento.

A salsa, ou salsinha, da qual existem muitas outras variedades, pode medir de 40 a 80 cm de altura e apresenta folhas de contornos triangulares, muito verdes e aromáticas. Juntamente com a cebolinha constitui o chamado cheiro-verde.


Usos — esta planta é possivelmente a mais universal de todas as ervas condimentares usada na culinária em todo o mundo, havendo hoje dezenas de cultivares e variedades em cultivo.Das sementes é extraído um óleo essencial usado para aromatizar alimentos e em perfumaria.

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
Herbácea pequena, bianual, bem ramosa, de raízes fusiformes, grossas e de cor branca. No primeiro ano, surgem somente as folhas, que têm pecíolo longo, formato triangular, são penadas e divididas em segmentos de margens dentadas ou crespas.

 No segundo ano de desenvolvimento, surgem as inúmeras flores brancas, que se reúnem em formato de guarda-chuva. O fruto-semente é um diaquênio. O plantio é feito por semeadura, em qualquer época do ano, em local definitivo. O cultivo pode ser feito em vasos e adapta-se bem a solos arenoargilosos, ricos em matéria orgânica e pouco ácidos. Prefere climas temperados e frios. Deve ser feito um desbaste na planta quando atingir 5 cm de altura e a colheita começa 60 dias após a semeadura. A raiz deve ser colhida no 1° ano e as folhas em qualquer época, cortando-se as mais desenvolvidas.
ORIGEM
Europa meridional; foi trazida para o Brasil no início da colonização.

PRINCÍPIOS ATIVOS
— Óleo essencial (apiol, apiosídeo e miristicina); sais minerais (ferro, cálcio e fósforo); vitaminas A e C.
OBSERVAÇÃO
— O seu nome científico Petroselinun, provém de petra, que significa pedra e elinun, que é salsa, isto com referência à sua predileção pelos terrenos pedregosos.
— O uso dessa planta dá ao cabelo uma suavidade sedosa, o torna dócil e favorece o ondulado.

A salsa é rica em vitaminha K, e quem faz uso de anticoagulantes deve maneirar seu uso, pois o uso desses medicamentos inibe a formação de fatores de coagulação que são dependentes dessa vitamina, e aumentando seu consumo há uma diminuição do efeito anti-coagulante do medicamento, podendo causar sangramentos.

E. OBSERVAÇÕES
— Uso interno contra-indicado para gestantes e lactantes.
-  A salsa diminui a quantidade de leite das mulheres que amamentam, motivo pelo qual as nutrizes devem restringir seu uso a quantidades muito diminutas.
O uso em excesso das preparações bebidas pode causar inflamação dos nervos, aborto, danos ao fígado e rins e hemorragia intestinal.
— Seu uso é mortal para papagaios e periquitos.

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:
Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Sylvio Panizza . Plantas que curam cheiro do Mato.
Paulo Eiro  Gonçalves Livro dos alimentos. Martins Fontes.
Jaap Hibers . Plantas Medicinais  . 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salsa_(planta)
2. Ligia Junqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário